Projeto Qualicare - Recreação Terapeutica

"Cuidando da qualidade de vida das nossas crianças e acompanhantes na batalha frente à doença"

1. Promover lazer e recreação terapêutica para a criança /adolescente e recreação para o acompanhante durante o período de tratamento.

2. Gerar recursos financeiros para custear todas as necessidades da CAAE.

As atividades lúdicas proporcionam o desenvolvimento sensório-motor e intelectual da criança, sendo importante no processo de socialização, desenvolvimento e aperfeiçoamento da criatividade e autoconsciência infanto-juvenil.

Tratando-se de crianças com doenças crônicas sob terapêuticas a longo prazo e distantes de sua terra natal, as atividades lúdicas têm um importante valor terapêutico, influenciando no restabelecimento físico e emocional, pois pode tornar o processo de tratamento menos traumatizante e fornecendo melhores condições para a recuperação clínica.

As crianças /adolescentes portadoras de doenças crônicas enfrentam muitas dificuldades, entre elas, o ambiente de tratamento desconhecido, à distância do grupo familiar, o convívio com pessoas estranhas, a agressão física e emocional ocasionadas pela medicação, os procedimentos invasivos, e as limitações impostas pela enfermidade.

Sendo assim, reconhece-se que a Recreação Terapêutica reúne fatores essenciais que possibilitam o equilíbrio harmônico para o desenvolvimento integral do indivíduo.

Foram realizadas diversas pesquisas que atendessem os objetivos mencionados no Projeto Qualicare. Concluiu-se que a aquisição de um terreno de 500 m2, atenderia o propósito mencionado anteriormente. Este espaço vai além de proporcionar benefícios diretos aos nossos assistidos, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida, também poderá ser utilizado como uma atividade mantenedora de recursos financeiros à Instituição, conforme previsto em nosso estatuto.

Neste terreno serão construídos, uma quadra poliesportiva, arquibancadas, vestiários, banheiros, churrasqueira, forno a lenha e um salão para eventos com palco, cozinha, depósito, mesas e cadeiras.